Tipos de RostoPara que um corte de cabelo fique bom, é preciso adequá-lo ao tipo de rosto e corpo de cada pessoa. Portanto, descubra qual é o seu tipo de rosto, e veja quais são as melhores opções de corte e comprimento.

» Tipos de rosto

Rosto Oval

O rosto oval é caracterizado pela testa e maxilar quase da mesma largura, e queixo com tamanho equilibrado. A grande vantagem de quem tem esse tipo de rosto é por ele combinar com praticamente todos os tipos de cabelo. Não importa se o cabelo é grande, médio, curto, repicado, volumoso, ralo, com franja, sem franja... Todos os cortes se encaixam com o rosto oval. Porém, é interessante você levar em conta as suas características faciais. Se seu nariz é um pouco grande, prefira cortes que não o realcem, por exemplo, o cabelo ondulado um pouco mais volumoso.

Rosto Triangular ou de Coração

O rosto triangular ou em forma de coração é mais largo na testa, e mais fino no queixo, que normalmente é pontudo. Para esse tipo de rosto recomenda-se os cortes mais curtos na altura do queixo, para criar uma largura em torno dele. Melhor ainda se o cabelo for ondulado ou mais volumoso, porque o cabelo liso e reto parece deixar o rosto menor, mais largo e arredondado.

Para quem se incomoda com a forma triangular do rosto, pode ser que o cabelo abaixo do queixo passe uma sensação de que o rosto é mais curto, além de dar a impressão de um queixo mais largo e arredondado.

Se os traços do rosto forem suaves, como a boca ou nariz pequeno, talvez os cortes um pouco mais cheios possam valorizar o rosto.

Rosto Quadrado

O rosto quadrado é caracterizado pela testa e o maxilar largo, com uma menor distância entre as têmporas e o queixo. Se o rosto for mais largo a impressão de “quadrado” é ainda maior, caso seja mais fino, parece ser retangular.

Para esse tipo de rosto recomenda-se cortes acima ou abaixo do maxilar, nunca na mesma altura, para não evidenciar ainda mais o formato. Os cabelos longos valorizam mais o rosto quadrado, mas nunca use reto ou dividido ao meio, abuse das camadas. Para quem prefere os curtos, o ideal é reduzir o volume nas laterais.

A franja também é uma boa opção para o rosto quadrado, pois quebra um pouco a sensação de “compacto” e suaviza os traços.

Rosto Redondo

O rosto redondo não tem ângulos definidos, normalmente é mais largo na linha das maçãs do rosto, e com “cantos” suavizados ao longo do maxilar. É um rosto que passa a impressão de ser mais “cheinho”, sendo assim, os cortes precisam ajudar a afinar, e não contribuir para que ele pareça ainda mais redondo.

A melhor opção são os cortes em camadas, com volume maior no topo e menor nas laterais, para ajudar a alongar o rosto. O ideal são os fios médios a longos. Mas para quem deseja ter o cabelo curto a dica é apenas evitar cortes na altura do queixo, principalmente estilo chanel, para não ocorrer a continuação do formato redondo. Portanto, prefira os cortes um pouco abaixo do queixo, desfiados, repicados, e nunca com as pontas para dentro.

Lembre-se: Os cabelos muito curtos salientam as feições, portanto são indicados para mulheres que possuem uma aparência mais delicada.

 » Cortes para...

  • Diminuir volume do cabelo: para que os cabelos fiquem menos volumosos, é ideal sempre repicá-los, pois os fios retos fazem muito volume na lateral.
  • Deixar o cabelo leve e naturalmente ondulado: desfiá-lo do meio para as pontas.

» Tipos de Corpo

Alta de Corpo Alongado

Corpo Alongado

As altas de corpo alongado podem usar e abusar dos cabelos curtinhos, assim como dos médios e longos. O cuidado deve estar apenas na hora de usar o fio reto e escorrido, pois como o corpo já é longo e fino, esse tipo de corte pode realçar ainda mais toda a “finura”. Mas os volumosos demais também devem ser evitados, pois podem passar a impressão de que o rosto e o corpo se perderam no meio do cabelo.

Gordinha

O cabelo curto evidencia os quilinhos a mais, por isso não favorece as mulheres gordinhas. O cabelo médio ou longo pode ser a melhor opção, desde que não seja muito “armado”, nem deixe o visual pesado, pois podem realçar ainda mais o peso. Mas para quem prefere o cabelo curto, o ideal é ter pontas irregulares.

Os fios retos não são os preferidos dos cabeleireiros, mas para quem quer afinar o rosto, pode ser uma boa alternativa. 

Baixinha

As mulheres baixinhas precisam tomar cuidado com os cabelos muito longos, pois podem achatar ainda mais a silhueta. Essa é a única restrição para quem tem estatura baixa, portanto talvez os cabelos médios e curtos sejam a melhor opção, mas tudo varia de acordo com o tipo de rosto, e com o estilo de cada um.

» Tipos de Franja para o Cabelo

A franja faz parte da maioria dos cortes femininos, seja ela curta, média, longa, reta, lateral desfiada... Entra ano e sai ano, e elas continuam fazendo sucesso! Às vezes só por cortar a franja, o visual já dá uma renovada. Mas não são todas que ficam boas em qualquer tipo de rosto, portanto, saiba qual é o melhor tipo para você!

Franja reta

A franja reta é aquela que fica para frente, em cima da testa. Pode ser cheia ou rala. As cheias dão um ar mais infantil, descontraído, e as ralinhas um ar mais clássico. E assim como as laterais, podem ser cortadas de forma reta ou com as pontas irregulares. Elas são indicadas para todos os tipos de rosto, menos para os mais redondos, pois acompanham o formato, deixando-o mais exagerado.

Para os rostos triangulares a franja reta valoriza os traços, e pode ser tanto na altura da sobrancelha, como mais acima. Os rostos quadrados também ficam bons com a franja reta, porém um pouco mais comprida e picotada nas pontas.

Franja lateral

A franja lateral é a mais usada, e combina com TODOS os tipos de rosto e cabelo. Ela é a melhor opção para o rosto redondo, pois ajuda a alongar.

 Na altura dos olhos ela pode ser considerada curta, e na altura do nariz como média. Já na altura do queixo, ela se torna uma continuação do cabelo, um "franjão".

Para que a franja lateral dê mais volume e recaia sobre a testa, basta cortá-la curta e reparti-la bem mais para um lado do que para o outro.

A franja lateral pode ser cortada reta, na diagonal, e/ou desfiada. Depende do efeito que você pretende causar. 

O rosto oval, assim como nos cortes de cabelo, combina com todos os tipos de franja.

As franjas são mais indicadas para quem tem o cabelo liso ou ondulado, pois algumas não ficam boas em cabelos cacheados ou crespos, a não ser que você esteja disposta a estar sempre com a escova e/ou a chapinha em dia ou fazer um alisamento de cabelo!