Cabelo VermelhoA cor do cabelo varia de acordo com o nível de pigmento determinado pela melanina (classe de compostos protéicos que dão cor). E as cores naturais são: Loiro, Castanho, Ruivo e Preto. O que muda é apenas tom, uns são mais escuros e outros mais claros.

Mas é possível mudar totalmente a cor do cabelo através das tinturas de cabelo, que possuem uma diversidade de cores e nuances. A melhor maneira de escolher a cor certa é levar em conta o tom da pele, dos olhos, a personalidade e o estilo. Mas é importante lembrar que a cor natural do cabelo influencia no resultado final. E uma das formas de se prevenir do inesperado é verificar a tabela de "resultados de cor", que normalmente vem na embalagem do produto.

»Tipos de Tintura de Cabelo

  • Permanente: a tintura permanente muda totalmente a cor do cabelo, pois penetra no fio alterando o pigmento natural através da amônia e do oxidante, que atingem a cutícula. Além disso dura por mais tempo, os retoques na raiz podem ser de 30 a 60 dias.
  • Tonalizante: é uma tintura mais superficial, pois não há amônia em sua composição, portanto não muda a estrutura capilar. Mas o tonalizante não é a melhor opção para todos, pois clareia o cabelo em apenas dois tons. Seu efeito dura em torno de 20 lavagens.
  • Temporária: não conta com a presença da amônia e nem do oxidante em sua composição. Chega a ser mais fraca que o tonalizante. Esse tipo de tintura é recomendado para quem quer apenas realçar a cor dos cabelos, e dar um brilho a mais.
  • Hena: é uma tintura natural, composta por pigmentos extraídos de plantas. Dessa forma, atua somente na parte externa da fibra capilar e não atinge o pigmento natural dos fios. Mas a hena não possui o poder de clareamento, e seus efeitos são mais avermelhados e cobreados. Dura em torno de 20 dias.

Cores CabeloQual cor de cabelo combina com sua cor de pele?

Cor de cabelo para pele branca - a pele branca combina com todas as cores de cabelo: loiro, ruivo, vermelho, preto, e castanho. O que deve ser considerado é a idade, o estilo, e qual a proposta, pois a cor do cabelo pode deixar a pessoa mais séria, descontraída, sensual, etc.

O cabelo preto na pele clara é mais indicado para as mulheres mais jovens. Não é a toa que quanto mais idade se atinge, mais loiras ficam as mulheres.

Obs: Evite o tom acinzentado!

Cor de cabelo para pele morena - quem tem pele morena deve maneirar nos tons de loiro. As cores mais indicadas são: castanho escuro, castanho dourado, castanho claro, e tons de vermelho.

Cor de cabelo para pele negra - as pessoas com pele negra devem evitar os tons muito claros, pois contrastam com a pele, e devem optar pelo acaju, marrom, castanho escuro e acobreado.